Analistas e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) percorrerão 48 centros de produção agrícola a partir de maio para fornecer a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais informações e conhecimentos sobre como melhorar a eficiência do uso de fertilizantes e insumos nas terras agrícolas, reduzir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e boas práticas de manejo do solo, água e plantas.
Essa é a Caravana Embrapa FertBrasil, que começa em Dourados, no Mato Grosso do Sul, passa por Chapadão do Sul e também por algumas cidades do estado de São Paulo no final do mês.
Cinco caravanas da Embrapa estão previstas para as cidades mineiras entre os meses de junho e julho: Sete Lagoas no dia 8 de junho, Unaí no dia 28, Patos de Minas no dia 30; Passos no dia 6 de julho e Uberaba no dia 7 de julho. Nos municípios de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo no Rio Grande do Sul a edição da Caravana acontecerá entre os dias 25 a 29 de julho; nos municípios de Canoinhas, Campos Novos e Chapecó entre os dias 8 a 12 de agosto.
Para uma melhor logística para o deslocamento da equipe da Caravana e também seguindo as épocas de plantio dos demais centros, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária definirá as datas dos próximos eventos.
Harley Nonato de Oliveira, Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, região de Dourados/MS, destacou a relevância da Caravana FertBrasil e o fato da atividade iniciar pelo estado de Mato Grosso do Sul, o que reflete a força da agricultura regional, suas diversas produções, sistemas e representação local, desde tecnologia, planejamento, políticas públicas, logística e geração de inovação. Merece destaque também os trabalhos desenvolvidos pela Unidade da Embrapa e, por este motivo, parabenizou todos os colaboradores e parceiros que estão viabilizando, nos últimos dias, a vinda da Caravana para o estado.
Paulo Galerani explicou que as palestras para cada caravana serão divididas em cinco módulos para se adequarem às diferentes condições do bioma brasileiro, que devem fornecer informações de nível e customizadas para a área de produção nacional. Em Dourados e Chapadão do Sul, o primeiro módulo sobre as ‘Ferramentas de Planejamento Agrícola: Quando e Onde Plantar?’ será apresentado por Ademir Fontana, pesquisador da Embrapa Solos.
No segundo módulo o tema será ‘As boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes’, será realizado por Álvaro Resende, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
Alberto Bernardi, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, ensinará o tema do terceiro módulo sobre as ‘Novas técnicas para o fornecimento eficiente de nutrientes às plantas’. O foco do quarto módulo será o ‘Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para a gestão sustentável da agricultura’ e será apresentado pelo pesquisador Ronaldo Oliveira, da Embrapa Solos.
A sessão final contará com a participação de dois pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo e Julio Cesar Salton, que serão responsáveis pelos temas técnicos e de práticas de ‘Manejo de plantas de sustentabilidade agroambiental’.
Veja mais notícias em nosso site.
*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.
Telefone: (66) 3556-5106/3556-5477
Email: evandro.iori@vmxagro.com.br
Telefone: (11) 3048-8790
Assine nossa newsletter pare receber nossas novidades.