Programa AgroHub Brasil padronizará as técnicas para o desenvolvimento da tecnologia no agronegócio brasileiro

AgroHub desenvolvimento da tecnologia no agronegócio

O Programa AgroHub Brasil foi criado para apoiar o ecossistema e o ambiente de inovação da agricultura brasileira, bem como, para promover ações e iniciativas de inovação agrícola. O Decreto número 461 e suas resoluções, divulgado na quarta-feira, 27 de julho de 2022, entrarão em vigor no mês de setembro.

Um dos objetivos do Programa é incentivar e facilitar a criação e maturidade de startups, desenvolver programas de inovação agrícola, apoiar eventos e desafios e aproximar as startups de possíveis ocasiões de captação de recursos privados e públicos, nacionais e também no exterior.

O Programa AgroHub Brasil igualmente tem em vista integrar os fabricantes rurais ao ambiente de inovação do agro brasileiro, aproximando-os dos programadores de tecnologia, proporcionando acesso e adoção de novos recursos tecnológicos, melhorando as propriedades dos procedimentos de produtos e serviços, reduzindo custos e aumentando a receita do agronegócio.

Conforme a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o conceito visa institucionalizar o processo fundamental de desenvolvimento de tecnologias de última geração na agricultura do Brasil.

O auxílio ao trabalhador de base digital se refletirá no crescimento da produtividade, novos empregos e renda e mais novidades no setor e no meio rural.

Estabelecimentos de estudos, universidades, fabricantes rurais, corporações privadas, startups e investidores, públicos ou privados, conseguirão realizar planos, concretizar pesquisas, preparar eventos e atividades que beneficiem ecossistemas e ações da Rede de Inovação, sempre sob a supervisão e orientação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação.

O Programa será viabilizado por esta Secretaria, do Mapa, por meio de sociedades com estabelecimentos privados e públicos, com a probabilidade de repasse de recursos, conforme as leis vigentes.

Apoiar ações para promover a transformação digital da agricultura do Brasil está ocorrendo por meio da ideia e evolução de um ecossistema regional de inovação, que inclui articular e apoiar o empreendedorismo de base digital, criando um importante componente de startups agrícolas (também conhecidas como Agtechs) para trazer novas tecnologias para o meio dos criadores rurais.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 1.500 startups associadas a esses compromissos e mais de 50 ambientes inovadores espalhados pelo território brasileiro, principalmente em regiões onde a agricultura é a ocupação de destaque.

A atividade de geração de requisitos, criação de recursos e transferência destas metodologias é um procedimento difícil que abrange múltiplas etapas e a influência mútua de diversas instituições. Para agilizar todo este procedimento, as novidades abertas tem sido uma das táticas e, para que isso aconteça, deve haver um ambiente que facilite essa interação entre os beneficiários do projeto.

Portal de estudos

O portal AgroHub Brasil agrupa documentos sobre o ecossistema de agroinovação brasileiro e as fundamentais ações em andamento em todo o Brasil. Além das documentações sobre o agronegócio digital, conectividade no meio rural e Apps móveis para soluções do cotidiano rural, a página também traz orientações sobre linhas de apoio e financiamento público e privado para as startups envolvidas neste processo.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.