Agroindústrias familiares participam de concurso para avaliar a qualidade de produtos

Agroindústrias familiares participam de concurso para avaliar a qualidade de produtos

O 10º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que visa estimular e melhorar as propriedades dos produtos das agroindústrias familiares, foi apresentado na quinta-feira, 1º de setembro de 2022, na 45ª Expointer realizada na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, com 11 artigos nos seguintes grupos: cucas alemãs, salame italiano, suco de uva integral, cachaça prata, cachaça envelhecida (premium), vinho tinto de mesa seco, linguiça defumada, cucas italianas, queijo colonial, mel.

Mais de 100 agroindústrias familiares se inscreveram para participar nesta edição, onde o doce de leite foi a grande surpresa.

O concurso é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com auxílio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater/RS-Ascar, UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Banrisul.

“A competição representa a força da agricultura familiar gaúcha, a qualidade dos produtos e o amadurecimento da agroindústria e cooperativas da região. Todo o pavilhão das agroindústrias familiares fazer jus a todo o destaque merecido e temos um imenso prazer em fazer parte desta construção”, explicou ao site oficial do Mapa Fabiana Durgant, diretora do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DECAM/ SAF).  

A Cooperativa Sul Leite da cidade de Santa Vitória do Palmar, do estado do Rio Grande do Sul confiou na produção de alfajores e doce de leite e venceu na categoria estreante. O alfajor Sul Leite é o primeiro alfajor brasileiro desenvolvido na agricultura familiar. “Ao desenvolver este produto, imaginamos em adicionar valor para pagar melhor os nossos produtores. Essa vitória é uma verdadeira conquista compartilhada para os cooperados e todos que apoiam os agricultores familiares”, disse ao site do Mapa o gerente comercial Dulce Bueno.

Os vencedores da 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar conforme divulgado no site oficial do Mapa:

MEL

1° lugar: Mel da Longevidade

2° lugar: Avapis

3° lugar: Casa do Mel Schendler

LINGUIÇA DE CARNE SUÍNA DEFUMADA

1° lugar: Casa Colonial Hermes

2° lugar: Embutidos Coloniais Mewius

3° lugar: Koloniehaus

QUEIJO COLONIAL

1° lugar: Agroindústria Konzen

2° lugar: Ferrari Alimentos

3° lugar: Somacal

CACHAÇA PREMIUM

1° lugar: Unser Schnaps

2° lugar: Cachaçaria Wille

3° lugar: Belvedere

CACHAÇA PRATA

1° lugar: Destilados Santin

2° lugar: Unser Schnaps

3° lugar: 3fortuna

DOCE DE LEITE

1° lugar: Sul Leite

2° lugar: Queijaria Alvorada Missioneira

3° lugar: Casa San Lucio Laticínios

SALAME TIPO ITALIANO

1° lugar: Embutidos Fioresi

2° lugar: Dalla Vecchia

3° lugar: Agrobreda

CUCA ITALIANA

1° lugar: Zanotto Pigatto

2° lugar: Kalimentos (Kleinert)

3° lugar: Nona Diva

CUCA ALEMÃ

1° lugar: Nona Diva

2° lugar: Terra e Vida

3° lugar: Casa Colonial Hermes

SUCO DE UVA INTEGRAL

1° lugar: Gallon Sucos

2° lugar: Orgânicos Mariani

3° lugar: MATA NATIVA

VINHO TINTO DE MESA SECO

1° lugar: Vinhos Foresti

2° lugar: Vinícola De Bastiani

3° lugar: Cantina Santa Fé

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.