Carlos César Floriano destaca novo bioinseticida da Embrapa


O CEO do Grupo VMX Agro, Carlos César Floriano, destacou que um pesticida composto por uma mistura inédita de dois isolados da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é o mais novo bioproduto indicado para controlar a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, e a falsa-medideira, Chrysodeixis includens.

O Acera – nome comercial – foi desenvolvido com tecnologia Embrapa e concebido em parceria com a Ballagro Agro Tecnologia, empresa que o comercializará. 

A Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria que produz proteínas com propriedades tóxicas específicas para insetos e que são inofensivas para humanos e outros vertebrados. Diferentemente de pesticidas químicos, é inócuo para o meio ambiente.

O produto deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação dessas proteínas. “A tecnologia cada vez mais vem chegando ao campo com práticas sustentáveis que beneficiam a lavoura e o meio ambiente”, comenta Carlos César Floriano

Defensivos biológicos

Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou 95 defensivos de baixo impacto. Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano. Os biopesticidas são  importantes ferramentas para tornar a agricultura brasileira ainda mais sustentável.

Atualmente, soma-se um total de 411 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.

Agenda 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um Grupo de Trabalho para elaboração da Agenda Estratégica para a Agricultura Sustentável, conforme Portaria 26.

Caberá ao grupo de trabalho propor medidas e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade da agropecuária, como indicadores de avaliação e monitoramento, recomendações e cenários para o alcance de metas.

O grupo será composto por representantes das secretarias e vinculadas do Mapa. Setor privado, academia e outros órgãos públicos e privados serão convidados a contribuir com a iniciativa.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.