Carlos Cesar Floriano informa que ministério prorrogou consultas públicas de antimicrobianos e antiparasitários

consultas públicas de antimicrobianos e antiparasitários

O CEO do Grupo VMX Agro, Carlos Cesar Floriano, atento as informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), observou o anúncio da prorrogação por 60 dias – até o dia 11 de junho – do prazo da consulta pública para o regulamento voltado aos antimicrobianos de uso veterinário, devido aos reflexos nas atividades no país por conta da pandemia do Covid19.

O objetivo da consulta é colher sugestões de alterações no regulamento técnico de 2009 que traz as regras para a fabricação, o controle de qualidade, a comercialização e o emprego de produtos antimicrobianos de uso veterinário.

 Também foram adiadas até 11 de junho as consultas para registro simplificado de produtos uso veterinário, e a destinada à avaliação da eficácia, segurança e rotulagem dos antiparasitários. “É importante que o empreendedor do agronegócio fique atento as informações que são divulgadas dia a dia pelo ministério. Precisamos compartilhar esses anúncios rapidamente”, destaca Carlos Cesar Floriano.

O uso responsável e prudente dos antibióticos em animais é essencial para o controle e prevenção da resistência aos antibióticos, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais. O Mapa restringiu a autorização de diversos antimicrobianos com finalidade de aditivo melhorador de desempenho, preocupado com possíveis impactos à saúde humana, quanto ao desenvolvimento da resistência aos antimicrobianos, e baseado nas recomendações dos organismos internacionais de referência para ao uso racional de antimicrobianos em animais. “São cuidados como esse que fazem do produto brasileiro uma referência em todo o mundo”, conclui Carlos Cesar Floriano.

 Além disso, as informações sobre a venda de antimicrobianos de uso veterinário devem ser fornecidas anualmente pelas empresas detentoras dos registros desses produtos, através do preenchimento de formulário digital disponibilizado pelo Mapa. A ação faz parte do monitoramento do uso de antimicrobianos em animais, conforme previsto no Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, no âmbito da Agropecuária (PAN-BR-AGRO).

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.