Cidade de Teresópolis é eleita a ‘Capital brasileira do Lúpulo

Cidade de Teresópolis é eleita a Capital brasileira do Lúpulo

Publicada no Diário Oficial, a Lei nº 14.414/2022 concedeu o título de ‘Capital Nacional do Lúpulo’ à cidade de Teresópolis, localizada a 75 quilômetros da capital do estado do Rio de Janeiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) certificou Teresópolis, estabelecida na Serra Fluminense, como sendo a primeira cidade do território brasileiro com viveiro para a cultura de plantas de lúpulo.

A cidade possui um clima tropical de altitude, às vezes subtropical, com um cenário favorável para o cultivo de culturas como o lúpulo, que é uma planta nativa do hemisfério norte, que conta com baixas temperaturas e a luz solar que são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da lavoura.

A plantação de lúpulo no território brasileiro está se desenvolvendo, com bom potencial, graças às qualidades favoráveis ​​de clima, solo e uma vasta região para a lavoura. No ano de 2021, no Brasil foram produzidas 12.356 toneladas de lúpulo. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (sigla Aprolúpulo), o cultivo em 2022 já atingiu 5.656 toneladas.

O cultivo de mudas de lúpulo em 2021 chegou a 26.539 unidades da planta no estado do Rio de Janeiro, todas desenvolvidas na cidade de Teresópolis. O cálculo é que ao longo do ano de 2022 serão colhidas nesta região 50 mil mudas de lúpulo.

Atualmente 29 agricultores brasileiros de mudas de lúpulo estão cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Destes, somente um produtor está situado no município de Teresópolis. Hoje em dia, 50 variedades de lúpulo estão identificadas no Registro Nacional de Cultivares (RNC), que estão autorizadas a produzir, comercializar e utilizar material de propagação e mudas no Brasil.

As variedades iniciais de lúpulo registradas começaram em 21 de março de 2018. A partir desses apontamentos, é plausível produzir, comercializar e utilizar material de propagação e mudas de lúpulo produzidas no Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM), plantando espécies derivadas de materiais de origem comprovada e identidade e qualidade garantidas.

Os agricultores que mais se destacam nesta espécie estão locados no hemisfério norte, devido ao crescimento natural da planta e fatores climáticos adequados, como o fotoperíodo, que proporcionam as condições perfeitas para o desenvolvimento das lavouras.

Fatos interessantes

Humulus lupulus L é o nome científico do lúpulo. É considerada como uma das mais importantes matérias-primas para a fabricação de cerveja e é o responsável pelo gosto, fragrância, amargor e qualidades bacteriostáticas deste tipo de bebida. Hoje em dia, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos.

A fabricação comercial de lúpulo é voltada principalmente nas plantas femininas, pois as plantas masculinas não costumam apresentar o composto de interesse em contagens suficientes, se restringindo somente para as benfeitorias genéticas. Uma muda de lúpulo sempre será um clone de sua planta-mãe. Outro fato interessante sobre o lúpulo é que as plantas sucessivamente ascendem pelos fios no sentido horário.

O lúpulo também contém compostos terapêuticos na composição da flor e é utilizada pelas indústrias cosmética e farmacêutica.

Convênio de colaboração

No ano de 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil assinou um convênio de colaboração de ajuda técnica com o Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para estimular a cadeia produtiva do lúpulo em terras brasileiras. A principal meta do projeto é ampliar elementos para fortalecer a cadeia produtiva do lúpulo no Brasil de forma sustentável, a fim de gerar o aumento da renda dos produtores rurais e, portanto, dos demais participantes da cadeia produtiva.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.