Companhia Nacional de Abastecimento recebeu delegação da Etiópia

Companhia Nacional de Abastecimento recebeu delegação da Etiópia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu na quarta-feira, 8 de junho de 2022, uma delegação de altos funcionários do governo etíope no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH). A meta desta visita foi o de conhecer a experiência da Conab na implementação de políticas públicas do governo federal voltadas ao abastecimento, geração de receita e apoio a todo o setor agropecuário. 

A reunião foi aberta por Guilherme Ribeiro, diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento. Ele também destacou a importância da troca de experiências e conhecimentos entre os dois países, além das boas-vindas a toda delegação.

Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional, comentou sobre a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento no Brasil e explicou a missão, visão e objetivos estatutários da Conab. Informou também que o papel estratégico da Companhia é desenvolver políticas públicas, gerar informação e conhecimento para o setor e implementar a política agrícola de abastecimento.

Guth ainda esclareceu que as operações logísticas realizadas pela Conab envolveram o apoio ao gerenciamento e movimentação do estoque público, bem como o apoio logístico ao atendimento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) e distribuição de cestas básicas. 

Superintendente de Estudos Econômicos, Estatística e Inovação da Companhia, Fernando Gomes explicou as políticas agrícolas implementadas pela Conab e fez uma apresentação sobre ‘O Impacto da Recolha de Dados na Agricultura’. Ele exemplificou o funcionamento das ferramentas que a Companhia Nacional de Abastecimento utiliza em tempos de desequilíbrio econômico. Uma das ferramentas é comprar produtos agrícolas excedentes e armazená-los, regulando o mercado conforme as leis de oferta e procura. 

Ainda explicou a relevância dos dados agrícolas para subsidiar as ações da Conab, Gomes explicou sobre os tipos de dados coletados: sobre a área cultivada, produtividade estimada, preços de produção, custos de negociação e armazenamento público e privado de grãos. 

O tema da terceira palestra foi a ‘Compra Pública na Agricultura Familiar – Recorte na Suplementação da Alimentação Escolar’, ministrada por Kelma Cruz, gerente de Programação Operacional da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade. Ela iniciou revisando o início da operação em 2003 e explicou detalhadamente como a Conab está apoiando as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Kelma Cruz informou também aos participantes da palestra como funciona o Programa Alimenta Brasil, que possui como principal objetivo expandir o acesso aos alimentos, incentivar o cultivo de diferentes culturas por meio da agricultura familiar e amparar extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e outros grupos tradicionais.

Comitiva

A delegação etíope foi composta pelo Ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Hortícola, Meles Mekonen Yimer, e pelo Ministro de Estado da Pecuária e Pescas, Fikru Regassa Gari. Treze representantes indicados pelo governo etíope também acompanharam a delegação, além de integrantes do Programa Mundial de Alimentos (PAM) e da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), órgãos que organizaram a visita ao Brasil. A visita da delegação etíope começou na segunda-feira, 6 de junho de 2022 e seguiu até a sexta-feira, dia 10. A delegação também conheceu os planos e ações do Brasil ao nível nacional, que dizem respeito ao PNAE, alimentação escolar, nutrição e agricultura familiar.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.