Desburocratização: implantada plataforma de Defesa da Agropecuária

Plataforma defesa Agropecuária Carlos César Floriano

Para melhorar a eficácia dos serviços prestados, desburocratizando a relação entre o setor privado e o público e ganhos também na transparência nas relações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 30 de março de 2022, entregou a primeira etapa da Plataforma do Autocontrole. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “Esta Plataforma possibilitará obter informações integradas e a redução de custos nos processos”, explica.

À medida que o Autocontrole é implementado, a sociedade se beneficiará, pois poderá contar com produtos altamente controlados. Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de aprimorar o controle sobre o processo produtivo, a plataforma permitirá uma atuação mais focada nas reais necessidades do setor. Para os técnicos do Mapa, o lançamento da Plataforma é apenas um ponto de partida e representa o caminho de sucesso para o Ministério. 

A Plataforma do Autocontrole foi criada pela Secretaria de Defesa Agropecuária, com o apoio e convênio do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Participaram também deste desenvolvimento, via Programa Startup GOV.BR, a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Na demonstração da plataforma, foi disponibilizada uma interface de programação da aplicação para permitir a integração de sistemas externos ao Autocontrole, bem como à rotina dos laboratórios dos produtos controlados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as telas de acesso ao módulo de Autocontrole.

A Plataforma do Autocontrole é considerada um desenvolvimento inovador que, dentre tantos objetivos, fortalecerá as funções do auditor fiscal federal agropecuário nas ações de fiscalização nas plantas industriais, o que aumentará a competitividade e a confiança do mercado internacional no agro brasileiro.

Para os setores regulados, a implantação da plataforma proporcionará maior segurança e simplificação nas estratégias de fiscalização, além de eliminar controles em papel. O projeto é considerado um passo decisivo do Ministério para modernizar a relação entre o setor produtivo e a administração pública, o setor público, produtores no Brasil e no exterior e consumidores, além de melhorar o agronegócio do Brasil.

Alguns resultados que já foram alcançados por meio da Plataforma, que segundo os especialistas para o seu desenvolvimento foi utilizada tecnologia de ponta, mais de 475.000 resultados no Banco de Dados disponíveis, mais de 200 participantes em treinamentos em todo o projeto e mais de 1.500 participantes em cursos a distância sobre o Autocontrole.

A plataforma GOV.BR possui como objetivos a alteração digital do Estado do Brasil e, desta maneira, a diminuição da burocracia e o constante progresso no melhor atendimento da administração pública e estar mais próximo da sociedade como um todo, afinal, o setor do agronegócio corresponde a um quarto do PIB brasileiro.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.