Sistema Nacional de Informações Florestais realiza projeto para estudo de quatro biomas

PROJETO PARA O ESTUDO DE QUATRO BIOMAS

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é responsável por desenvolver o plano sobre a “Gestão da Informação Florestal para a Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Brasil”, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A meta é gerar dados florestais de todo o território nacional para a gestão do setor privado e a governança dos recursos florestais e, desta maneira, promoverem o uso sustentável e a conservação dos recursos florestais. 

O projeto, que tem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como favorecido, é realizado em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) como agência executora e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como instituição financeira, por meio do Fundo de Estratégia Climática no âmbito o Programa de Investimento Florestal (FIP).

No mês de março de 2022, as três agências assinaram uma carta de acordo formalizando os termos e condições da cooperação técnica, que não prevê o reembolso, no valor de US$ 9,7 milhões ao longo de um período de quatro anos. Entre os anos de 2016 e 2020, o Serviço Florestal Brasileiro foi responsáveis pela implantação do projeto Informações Florestais para promover a conservação e o melhor manejo dos recursos florestais do Cerrado pelos setores público e privado (Projeto IFN – FIP Cerrado), no Bioma Cerrado, e o inventário florestal do Sistema Nacional de Informações Florestais (IFN-BR) e integrar o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF). 

Neste novo projeto, o Serviço Florestal Brasileiro sugere angariar informações e disponibilizar os dados amplamente dentro do Sistema Nacional de Informações Florestais para que os setores público e privado possam usar os dados para melhorar o desenvolvimento e criação de políticas públicas e gerar o manejo florestal.

O projeto possui dois principais componentes. O inicial envolve a realização de coletas de campo, que incluem estabelecimento de sociedades institucionais, cursos, controle de qualidade, identificação de plantas e análise de amostras de solo, processamento e análise de dados do Sistema Nacional de Informações Florestais (IFN-BR) em todos os biomas extra-amazônicos. Na segunda parte, as informações florestais serão integradas e divulgadas pelo SNIF, incluindo as propriedades de cada bioma, buscando disponibilizar informações rápidas e atualizadas para que a agenda com os dados possa ser utilizada de acordo com as normas nacionais e internacionais. 

Humberto Navarro, Coordenador Geral de Inventário e Informações Florestais do SFB, destacou a importância da parceria e o andamento do projeto. “O novo projeto do FIP complementará o projeto concluído em 2020 para finalizar o inventário florestal nacional, de cinco dos seis biomas do Brasil. Enquanto o projeto ainda está em fase de coleta de campo, o foco será na entrega, por meio do SNIF, a partir das informações encontradas. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, como agente da execução do projeto, é muito relevante para que consigamos a dedicação necessária sobre a parte técnica, ao mesmo tempo em que é possível ganhar agilidade nas contratações e entregas”, explica.

Inventário Florestal Nacional 

O Sistema Nacional de Informações Florestais foi realizado por meio da coleta de elementos diretamente em campo, distribuídos por todo o território nacional, em florestas naturais e plantadas, e em áreas agrícolas. Compreende também a coleta de amostras de plantas e solos e a realização de entrevistas com moradores próximos de onde os dados foram coletados para entender o uso e a importância das florestas para as populações rurais. 

O processo do IFN consiste em angariar informações em pontos a cada 20 quilômetros em todo o Brasil, com a meta de gerar dados de alta qualidade sobre as florestas nacionais. Essas informações detalham a composição da floresta, biodiversidade, vitalidade, biomassa, estoques de madeira e carbono e utilização de produtos e serviços florestais.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.