Mapa disponibiliza Painel Temático da Pecuária em Observatório

Na terça-feira, 8 de novembro de 2022, no site do Observatório da Agropecuária Brasileira foi disponibilizado o ‘Painel Temático da Pecuária’ pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com este lançamento do Mapa, está à disposição um extraordinário instrumento para realizar pesquisas ao acessar as informações da pecuária brasileira, um das áreas produtivas mais importantes no cenário nacional.

Ao conectar ao painel, os usuários poderão navegar em duas plataformas: Estatística e Geoespacial. Por meio dessas plataformas, é possível encontrar dados com informações por período, região, estado e/ou cidade.

Ainda é possível, por exemplo, determinar o volume do rebanho brasileiro, espécies dos animais, quantidade de estabelecimentos com atividades pecuárias e dados sobre os abates nacionais.

Desta vez, o Painel da Pecuária difere dos demais painéis disponíveis: com informações sobre as Megatendências localizada na Plataforma de Estatísticas, com dados do estudo “O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina Brasileira: Visão 2040” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte em cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O estudo também traz resultados sobre o acompanhamento do ambiente externo, fornecendo dados estratégicos a respeito de uma série de sinais e tendências que afetarão a pecuária de corte no futuro, sustentando as dez principais tendências.

São elas: a liderança biológica na gestão de resíduos; a pecuária modificada por biotecnologia; menos área de pastagem e mais carne; lucrando apenas com o bem-estar animal; mesclando a pecuária com grandes players; os frigoríficos: mais naturais, com maiores exigências de qualidade; com carne com denominações de origem; Brasil, grande exportador de carne e genética; a transformação digital das cadeias produtivas; e a escassez de mão de obra.

Todos os dados disponíveis foram obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG).

Compreendendo o Observatório da Agropecuária Brasileira

O Observatório da Agropecuária Brasileira estrutura, organiza, inclui e apresenta uma grande quantidade de elementos e conhecimento sobre agricultura e pecuária no Brasil e ao redor de todo o planeta, tornando-se uma solução tecnológica inovadora, subsidiando processos de formulação de políticas públicas, revelando uma oportunidade para enfrentar seus principais desafios e apoiando fortemente os processos de tomada de decisão pelos principais dirigentes brasileiros.

A principal meta do Observatório da Agropecuária Brasileira é fortalecer e aperfeiçoar a integração, gestão, acesso e monitoramento de dados e informações estratégicas para o setor do agronegócio e para o país. O acesso ao Portal é aberto aos usuários e determinados dados são disponibilizados de acordo com o perfil de acesso.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Observatório

A agricultura é complexa, com um grande número de sistemas e bancos de dados espalhados por iniciativas governamentais e privadas, o que tem implicações para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e para a gestão estratégica e inovadora do setor. Como mentor e gestor do Observatório, o Mapa tem papel decisivo no diálogo com os parceiros por meio da Secretaria de Política Agrícola (SPA) e na definição de temas, informações e soluções na plataforma.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.