Mapa expõe suas principais ações de crescimento sustentável para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Mapa principais ações de crescimento sustentável para a OCDE

Foi realizada, na semana de 12 a 16 de setembro de 2022, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em sua sede em Paris, na França, reuniões para tratar como o Brasil e Portugal traçaram objetivos para a sustentabilidade por meio de políticas inovadoras.

Com o objetivo de trocar experiências sobre os planos que estão sendo implantados pelos dois países, estas reuniões serviram também para marcar a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a finalidade é colocar em pauta as políticas de inovação que possam gerar o uso sustentável dos recursos naturais sem reduzir a produtividade e os meios de subsistência, que são fundamentais para garantir a recuperação diante dos atuais desafios do clima e também o social.

No congresso “Brasil e Portugal: Construindo uma Economia Sustentável”, Cleber Soares, secretário da Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), expôs a tática do agronegócio sustentável do Brasil, que inclui o Plano ABC+.

Falando sobre o encontro, Suarez enfatizou para o site oficial do Mapa: “O congresso foi de grande nível e muito assertivo no fortalecimento do agro do Brasil, demonstrando para o secretariado e emissários dos países que são membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico que o agronegócio do Brasil é firme, sustentável, contribuindo para segurança alimentar mundial”.

O emissário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também apresentou os principais programas de fomento e incentivo ao agronegócio do Brasil, como as Cadeias Descarbonizantes, Bioinsumos, Inovação no Agro, Águas do Agro e Pronasolos, dentre outros. Conforme suas informações, a sustentabilidade do agronegócio do Brasil é um pacto prioritário, pois envolve o principal pilar econômico do país, portanto, tem o maior impacto social no estabelecimento de um modelo de desenvolvimento equânime e resistente.

As táticas para programar essas iniciativas são moldadas por uma série de políticas progressivas e complementares para alcançar resultados preferenciais: 

1) Crescimento da renda dos produtores no campo; 

2) Produção e segurança alimentar; 

3) Melhor adaptação e medidas de mitigação; e,

4) Agricultura digital e Ecossistemas de Agronegócios.

Para conseguir uma sustentabilidade ao longo do tempo, os blocos de construção são: agricultura sustentável, bioeconomia e economia oceânica sustentável.

Representaram o Brasil no evento realizado na sede da OCDE, em Paris, na França, o delegado do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris, Carlos Márcio Cozendey; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti; a professora da Universidade do Algarve de Agricultura Sustentável, Maria de Belém Freitas; a professora da Universidade de Lisboa e investigadora para Economia dos oceanos sustentáveis, Helena Vieira; e a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para Floresta e Bioeconomia; Ana Euler. 

Conheça a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização internacional fundada em 1961 e sediada em Paris, na França. É dedicada a edificar o lema ‘Políticas melhores para vidas melhores’, com a meta de identificar e formular políticas que promovam a prosperidade, igualdade, oportunidade e práticas de bem-estar e políticas igualitárias para todos.

A organização trabalha em estreita colaboração com governos, desenvolvedores de políticas públicas e sociedade civil para estabelecer padrões internacionais baseados em evidências e encontrar soluções para uma série de desafios sociais, econômicos e ambientais. 

Por estes motivos, os países-membros e parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico compartilham experiências e procuram saídas para dificuldades em comum.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.