Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou as ações do Plano Agronordeste

Marcos Montes, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentou na quinta-feira, 20 de outubro de 2022, durante solenidades nas cidades de Irecê e Juazeiro, no estado da Bahia, os resultados do Plano Agronordeste.

Desde o ano de 2019, o Plano Agronordeste realizou atos de treinamento, assistência técnica, auxílio nas questões de empreendedorismo e à inovação, estímulo ao crediário, padronização da produção, dentre outras ações, que impactaram diretamente na qualidade de vida de mais de 30.000 pequenos e médios lavradores.

No Estado da Bahia, a atuação do Agronordeste acontece em três regiões: Irecê, destaques para a cadeia de produção de hortaliças e caprinos; Jacobina e Feira de Santana, cadeias de produção de leite e caprinos. Além disso, em Juazeiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está trabalhando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em um projeto para criar uma zona livre de moscas-das-frutas no Vale do São Francisco, beneficiando mais de 3.500 fruticultores.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, ressaltou que a assistência técnica prestada pelo Agronordeste dá aos produtores rurais da região a oportunidade de produzir com dignidade em suas propriedades. “Estamos com entusiasmo e esperança.” Marcos igualmente destacou a importância da produção do Brasil no cenário mundial. “O nosso país atualmente é referência na produção internacional de alimentos, especialmente em um momento em que a segurança alimentar está em jogo”, destacou ao site oficial do Mapa.

Durante a cerimônia, o Senar Agronordeste concedeu o Certificado de Mérito ATEG aos produtores que se destacaram na Assistência Técnica Gerencial. O Banco do Nordeste firmou acordo de financiamento rural para as categorias Agroamigo e Agronegócio. Além disso, foram anunciadas as alterações à IN 37/2000, que definem parâmetros de qualidade para o leite caprino, com a finalidade de atender às necessidades dos produtores da área de ovinocaprinocultura.

Na cidade de Juazeiro, o Sebrae, Faeb/Senar e a Abrafrutas assinaram um acordo de intenções para viabilizar as operações conjuntas visando o controle da mosca-das-frutas e a redução de ataques às frutas hospedeiras dos pomares para atender às necessidades dos fruticultores da região do Vale do São Francisco.

Já em Irecê, foi entregue à Equipav, empresa vencedora do leilão da B3, carta-consulta atendida para investir em infraestrutura de irrigação e projetos de agroprocessamento de soja, milho e leguminosas nas fases 3 e 4 de Baixio de Irecê. Xique-Xique e a cidade de Itaguaçu.

Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), confirmou que o Agronordeste transformou a história dos pequenos lavradores da região por meio da informação. “Permanecemos trabalhando para melhorar a qualidade da mão de obra, aprimorando, assim, a qualidade de vida dos pequenos lavradores por meio do aumento da produção”, explicou ao site do Ministério da Agricultura. Conforme informou Humberto, os lavradores dobraram sua renda após se habilitarem pelo Agronordeste.

Agricultura familiar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da sua Secretaria de Agricultura Familiar, entregou na cidade de Juazeiro (BA) memoriais descritivos e mapas topográficos para personalização de 50 imóveis rurais adquiridos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil – PNCF). Serão favorecidas 32 famílias da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Força da Terra Fonte Viva.

A principal finalidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil – PNCF) é o acesso ao terreno, gerando a produção agropecuária, a geração de renda, a autonomia do lavrador e a herança rural, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais, de gênero e raciais e promover a inclusão social no campo.

Os recursos concedidos para os investimentos são provenientes do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.