Ministro Fávaro lidera avanços para modernizar o acesso ao crédito no agronegócio

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, está à frente de uma iniciativa de grande importância para impulsionar o acesso ao crédito em todo o setor do agropecuário brasileiro. Em reunião com o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, foram discutidas medidas para facilitar o acesso dos produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e a investidores do setor. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “A modernização passará também pelo acesso às informações que o Banco Central possui e podem ser disponibilizados”, explica.

A Câmara Temática, criada em abril deste ano de 2023, tem como missão estimular discussões sobre crédito privado como forma de diversificar as fontes de financiamento, tornar o setor mais competitivo e reduzir custos, especialmente, para os produtores.

Rocha enfatizou a importância de acessar dados qualificados do Banco Central para aprimorar a análise de risco de crédito e modernizar o sistema de seguros, com modelos que minimizem os riscos da atividade agropecuária.

A reunião ainda abordou a crescente tendência de pagamento por serviços ambientais e o uso do crowdfunding CPR. Segundo Carlos César Floriano, “É uma forma direta de captação de recursos para produtores rurais, eliminando intermediários e reduzindo, desta maneira, os seus custos envolvidos”, esclarece.

Carlos César Floriano e a importância da Câmara Temática

O ministro Carlos Fávaro ressaltou ainda que a Câmara Temática desempenha um papel vital na elaboração e modernização de políticas públicas relacionadas ao agronegócio e que promoverá reuniões para orientar ações concretas no âmbito do ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ele também destacou a necessidade de modernizar todos os registros cartoriais em cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para facilitar o acesso ao crédito.

A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio é composta por representantes de 46 órgãos e entidades, refletindo uma abordagem ampla e colaborativa.

Esse novo fórum, resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, marca um passo importante para aprimorar o sistema de crédito agrícola no Brasil, diversificando as opções de financiamento e fortalecendo o setor agropecuário em sua jornada rumo à sustentabilidade e inovação.

“A Portaria Nº 579, que estabelece a Câmara Temática, já foi oficializada no Diário Oficial da União”, conforme explica Carlos César Floriano.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.