Conheça o Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’ desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Conheça o Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’ desenvolvido pelo MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desenvolve, desde o mês de julho de 2020, o Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’. Sempre por meio de sistema eletrônico de videoconferência, são efetivadas reuniões às 15 horas nas sextas-feiras para aferir os serviços e produtos oferecidos pelas principais seguradoras do mercado e fazer recomendações para a melhoria do seguro rural como um todo. 

Este trabalho é administrado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a participação de agricultores, produtores e a adesão de entidades representativas, tais como, instituições financeiras, distribuidores de insumos, seguradoras, resseguradoras, corretores, especialistas, analistas, técnicos, cooperativas e também associações.

O programa de atividades de videoconferência do Programa ‘Monitor de Seguro Rural’, que iniciou em julho do ano de 2020 e possui previsão de ir até o final do ano de 2022, visa identificar e efetuar recomendações para melhorar de maneira significativa os serviços de seguro para mais de 60 atividades de alimentos, frutas, hortaliças, pecuária, silvicultura, aquicultura, café e demais espécies e tipos de culturas em todo o território brasileiro. O Projeto Monitor oferece aos agricultores e cooperativas e suas entidades representativas a oportunidade de construir soluções com as seguradoras e empresas de apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Próximo evento do Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’

A videochamada do Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’ será realizada na sexta-feira, 29 de julho, às 15 horas, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A reunião desta vez terá o tema central: “Como são desenvolvidas as vistorias e as análises de danos e perdas nas lavouras após comunicar oficialmente o seguro rural”.

A meta desta atividade é avaliar os fundamentais métodos usados pelos profissionais, técnicos, analistas e outras importantes funções de investigação de perdas no meio da produção agrícola e demais áreas do setor. Também será concedido um período para que todos os participantes da reunião tirem as suas dúvidas sobre os procedimentos e igualmente possam sugerir as mudanças que julgam necessárias e convenientes nas metodologias e processos aplicados atualmente por meio do Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’. 

A reunião será transmitida pelo canal oficial, por meio da plataforma de compartilhamento de vídeos do Youtube, da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro).

O Plano de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural (com a sigla PSR) aplicou por volta de R$ 1,18 bilhão para quase de 120 mil produtores ao longo de todo o ano de 2021. 

Neste ano, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia da Administração Pública Federal brasileira, com sede no estado do Rio de Janeiro, as seguradoras pagaram R$ 5,4 bilhões de indenização aos agricultores e, até maio de 2022, os seguros já atingiram o valor de 7,2 bilhões de reais. 

Números do Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’

Desde o seu início, no mês de julho de 2020, o Projeto ‘Monitor de Seguro Rural’ já aferiu diferentes tipos de seguro rural, com mais de 2.700 participantes em todo o território nacional brasileiro.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.