Startups vencedoras do desafio sobre a citricultura são divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Startups vencedoras do desafio sobre a citricultura são divulgadas pelo MAPA

Na quinta-feira, 9 de junho de 2022, durante a 47ª edição da Expocitros, foram anunciadas as três startups vencedoras do desafio para a citricultura, a Chamada de Startups Expocitros Tech Mapa Conecta. 

Ação moderna coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ExpoCitros Tech Mapa Conecta visa unir investidores das startups agrícolas e as aceleradoras, em um local favorável ao networking, passagem de tecnologia e divulgação de novos produtos e serviços. Isso não apenas atende às necessidades da indústria cítrica, mas também, a faz crescer. 

As áreas prioritárias para a prova foram selecionadas em conjunto com a citricultura, com foco em sensoriamento remoto, drones e automação, produtos biológicos, comunicações e multimídia e processamento e tecnologia de alimentos. 

Dos mais de 30 inscritos, 10 startups foram classificadas para a fase final, que apresentaram a tecnologia e solução para investidores no dia 8 de junho. As 10 finalistas escolhidas foram: Solubio, Perfect Flight Biorosam, Dana Agro, Connecthings, Quiper, Goyalab, Fresh, Cropman, MyEasyFarm e G Drones.

As startups tiveram a oportunidade de mostrar as suas ideais para investidores e empresas da citricultura, além disso, os três finalistas ainda ganharam prêmios em dinheiro, distribuídos da seguinte maneira: 5.000 reais (1º lugar), 4.000 reais (2º lugar) e 3 mil reais (terceiro lugar). 

Confira a seguir as empresas vencedoras: 

Primeiro lugar: Connecthings, com soluções digitais e de agricultura de precisão que incluem hardware e software com inteligência que podem se comunicar de forma autônoma com outros dispositivos que fazem parte de sua cadeia de processos, tornando-o auditável, mais barato e seguro. Para o site do Mapa, a diferença das inovações propostas, diz o CEO Djeizon Muller, é que os clientes não precisam comprar novos equipamentos porque o produto já vem equipado com tecnologia existente e conecta o equipamento à fazenda, gerando informações a cada dez segundos, para que o processo não precise ser repetido sem necessidade.

Segundo lugar: G Drones, fornecendo tecnologia de coleta e análise de dados geográficos, agrícolas e ambientais, fornecimento e aplicação de drones profissionais. O CEO da empresa, George Alfredo, explicou para o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que o diferencial de sua solução é que a equipe está focada na área de sensoriamento e validação de dados, então o drone é a ferramenta de aquisição dos dados, não o produto em si. 

Terceiro lugar: Biorosam, fornecendo soluções na área de insumo biológico, utilizando o condicionador microbiano de solo SC5. Este produto aumenta a tolerância hídrica e o equilíbrio salino, com foco em pomares estabelecidos. Bernardo Arnaud, diretor da Biorosam, disse ao site do Mapa que o produto é diferente dos demais porque não requer uma comunidade microbiana, mas apenas uma bactéria, a Pseudomonas thivervalensis.

Inovação aberta

“Eventos desta natureza são essenciais para o desenvolvimento de uma cultura de inovação nas instituições de ensino e pesquisa e para a entrega de soluções de empresas emergentes do setor agronegócio, proporcionando conversas com importantes players, incluindo potenciais investidores de tecnologia e potenciais clientes em inovação empresarial para toda a indústria”, afirmou ao site do Mapa, Cleber Soares, secretário adjunto de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Este é o quarto evento que o Mapa organiza nos últimos 12 meses​​ e tem como foco convidar startups para apresentar soluções para departamentos de produção. Chamadas foram efetuadas em áreas como integração, lavoura, pecuária e silvicultura (ILPF), proteína animal e agricultura digital. 

Estes atos são partes integrantes do Programa Agro Hub Brasil para apoiar o ecossistema brasileiro e o ambiente de inovação agrícola, facilitar a criação e amadurecimento de startups, apoiar eventos e desafios e aproximá-los de potenciais oportunidades de financiamento.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.