Para a sustentabilidade, países das Américas e África se reúnem em Cúpula e compartilham experiências

Sustentabilidade América e África compartilham experiência

Conforme informado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a “Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares”, que ocorreu em San José, na Costa Rica, reuniu ministros, vice-ministros e funcionários do primeiro escalão da Ciência, Tecnologia, Agricultura e Meio Ambiente de 40 países do continente Africano e das Américas. 

A Cúpula estimulou o compartilhamento de informações e experiências birregional para responder aos desafios da segurança alimentar mundial e encorajar o papel dos dois continentes nos assuntos sobre a produção de alimentos.

Os tópicos discutidos incluíram a cooperação em ciência, tecnologia e novidades, que devem sempre permanecer no centro do aumento da colaboração entre os continentes da África e das Américas para atingirem o seu grande potencial produtivo. Acima de fortalecer o papel dos países na salvaguarda da segurança alimentar e nutrição do mundo, também é importante a homogeneização do setor agrícola produtivo e inclusivo, que contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável nas duas regiões.

Cleber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representou o Brasil na ‘Mesa de Debate’ sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Cleber destacou a potencialidade da agricultura brasileira recente de desenvolver, conjuntamente, uma agenda de bioinsumos de baixo carbono e trabalhar com países africanos e latino-americanos para reduzir custos para os produtores na sua apresentação aos países africanos, que veem o Brasil como um importante parceiro no desenvolvimento da agricultura tropical. Ele ainda informou: “Vivemos um momento da história onde a colaboração agrícola mundial é a palavra-chave. O Brasil é uma peça respeitável na superação de desafios modernos, como a segurança alimentar”, explicou ao site oficial do Mapa.

“A pandemia mundial da saúde ocasionada pelo COVID-19 demonstrou a relevância da ciência, tecnologia e inovação para o bem-estar das pessoas, independentemente do seu país de origem. O avanço nessas áreas é essencial, não apenas para a recuperação desta e de futuras crises, mas também, para combater a pobreza e a desnutrição, por exemplo, dentre outros desafios globais como doenças, insegurança alimentar, desigualdade e mudanças climáticas também são necessários.”, explicou ao site do Mapa Oseyemi Olurotimi Akinbamijo, diretor-executivo do Fórum de Pesquisa Agrícola na África (FARA).

Oumer Hussien Oba, Ministro da Agricultura da Etiópia; Delwendé Innocent Kiba, Ministro da Agricultura de Burkina Faso; José Angel Acosta, Vice-Ministro da Pecuária (Vice-Ministro) de Honduras; além de organizações multilaterais de crédito, cooperação e setor privado também participaram da Cúpula em San José, na Costa Rica.

Cúpula 2022

A “Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares”, foi coordenada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, iniciando na quarta-feira, 27 de julho de 2022 e se estendeu até sexta-feira, dia 29 de julho. Os dois dias iniciais foram destinados a sessões plenárias, além de mesas de debates sobre ocasiões de colaboração e troca de informações práticas dos países participantes.

No último dia da “Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares” foi realizada uma visita em campo para verificar que novidades estão prosperando, escaláveis ​​e transferíveis em diversos setores, como biotecnologia, tecnologias atuais e assuntos relacionados ao clima.

A principal meta da Cúpula foi acrescentar subsídios da área agrícola para o aumento econômico do mundo, o desenvolvimento sustentável e melhorar o comércio internacional e regional entre os países membros.

Veja mais notícias em nosso site.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.