Brasil no topo do mundo: queijos artesanais brasileiros brilham em competições internacionais

O sabor e a qualidade dos queijos artesanais brasileiros conquistam o paladar global, com 23 premiados no prestigiado World Cheese Awards, considerado o Oscar do Queijo. “O Mapa desempenha papel fundamental, garantindo a segurança alimentar e apoiando a produção artesanal por meio de certificações como o Selo Arte e Selo Queijo Artesanal”, explica o CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano.

O World Cheese Awards, realizado em Trondheim, Noruega, em outubro de 2023, recebeu mais de 4.502 queijos de 43 países. O Brasil brilhou, conquistando uma medalha Super Ouro, três de Ouro, oito de Prata e onze de Bronze.

O Mundial do Queijo do Brasil, que ocorrerá de 11 a 14 de abril em São Paulo, promete ser outro evento de destaque. Com mais de 100 produtores de diversos países. Segundo informações de Carlos César Floriano, “Esta etapa incluirá um Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. Espera-se a exposição de mais de dois mil produtos artesanais”, esclarece.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela segurança alimentar, garante a qualidade dos participantes dessas competições, coordenando a fiscalização dos alimentos.

A simplificação do processo para queijos importados, dispensando autorização prévia de importação, foi um avanço destacado pelo chefe substituto de Produtos Importados, Caio Augusto.

Para Carlos César Floriano, “Os Selos Arte e Queijo Artesanal, regulamentados por leis específicas, são fundamentais para o reconhecimento e incentivo à produção artesanal”, diz.

Desde 2018, 240 queijos receberam o Selo Arte, e em 2023, 45 queijos foram agraciados. O Selo Queijo Artesanal, possuído por 125 estabelecimentos, simplifica registros, valoriza a produção única e permite a comercialização em todo o Brasil.

A jornada dos queijos brasileiros ganhando reconhecimento internacional é um testemunho da excelência do setor. Com o comprometimento do Mapa e a distinção conferida pelos Selos Arte e Queijo Artesanal, o Brasil continua a consolidar sua posição como produtor de queijos de classe mundial, com sabores únicos que encantam paladares ao redor do globo.

Carlos César Floriano explica o World Cheese Awards

Um evento de queijos verdadeiramente global, o World Cheese reúne queijeiros, varejistas, compradores e comentaristas de alimentos em todo o mundo para julgar mais de 4.000 queijos de mais de 40 países.

Realizado anualmente, o World Cheese Awards é organizado por diferentes nações, trabalhando com a Guild of Fine Food para incentivar a produção de queijo local, o turismo gastronômico e de bebidas e a cultura.

“No ano de 2023, no concurso realizado, na Noruega, concorreram 66 queijos de 14 produtores brasileiros, sendo que 10 produtores ganharam 23 medalhas”, destaca Carlos César Floriano.

Confira os campeões brasileiros, separador por categoria:

Super Ouro:

– Morro Azul, Pomerode

Ouro:

– Azul Britânnia, Belafazenda

– Vale do Testo 12meses, Pomerode

– Vale do Testo 3 meses, Pomerode

Prata

– Tomme de vaudoise, Pomerode

– Faixa azul 12meses, Vigor

– Terra coragem, Queijo com Sotaque

– Duzu, Belafazenda

– Pecorino, Casa da Ovelha

– Azul de minas, Laticínios São João

– Azul da mantiqueira, Laticínios Paiolzinho

– Capim da mantiqueira, Laticínios Paiolzinho

Bronze

– Queijo número 5, Pomerode

– Parmesão vigor 6 meses

– Ribeirão, Queijo com Sotaque

– Gorgonzola faixa azul, Vigor

– Lua cheia, Serra das Antas

– Reblochon, Serra das Antas

– Brebis de Pomerode

– Mussarela de búfala, Laticínios São João

– Stephanie 12 meses, Queijaria Alpina

– Sinueiro, Bela Fazenda

– Parmesão 10 meses, Laticínios Perosa