Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Renan Filho, o ministro dos Transportes do Brasil, expuseram aos enviados das câmaras temáticas do Ministério da Agricultura importantes projetos e ações necessárias que deverão ser realizadas nos 100 dias iniciais do ano de 2023. Estes encontros fizeram parte da 87ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG).
Durante a reunião, Carlos Fávaro ressaltou a seriedade da infraestrutura e da logística eficaz para tornar o setor da produção do Brasil ainda mais competitivo. Ele destacou que a malha rodoviária do país já recebeu recursos para a manutenção em janeiro de 2022, algo que não acontecia há mais de uma década. Carlos Fávaro considera este momento um grande período para a infraestrutura viária do Brasil.
Já Renan Filho, ministro dos Transportes, falou sobre o plano de 100 dias que contempla a retomada de todas as obras paradas e o fortalecimento da recuperação das estradas. Ele afirmou que o objetivo é investir na melhoria do escoamento da safra do agronegócio do Brasil, com foco nos caminhos das vendas externas. O ministro dos Transportes ainda anunciou que serão aplicados cerca de R$ 500 milhões na recuperação das estradas do estado do Mato Grosso, garantindo desta maneira, a melhora no escoamento das plantações, mais segurança para as pessoas usuárias das vias e mais desenvolvimento para todo o estado.
Edeon Vaz Ferreira, presidente da Câmara Temática, informou que todas as matérias relativas à produção agrícola são analisados pelo colegiado. Ele sugeriu ao ministro dos Transportes a criação de uma câmara similar à Câmara Temática de Infraestrutura e Logística para auxiliar os interesses dos lavradores.
Na terça-feira. 7 de fevereiro de 2023, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, participou de uma reunião para planejar o escoamento da safra dos anos de 2022 e 2023, que prevê um investimento de R$ 2,7 bilhões para recuperação de vias e desenvolvimento de novos trechos para o escoamento dos grãos.
O objetivo é escoar 310,9 milhões de toneladas de grãos e outros produtos pelas estradas brasileiras de forma eficiente. O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do investimento para a competitividade dos produtores e para a redução dos preços dos alimentos nas prateleiras dos mercados em todo o território brasileiro e também, com o investimento previsto, espera-se que o país consiga escoar a produção eficientemente, reduzindo os custos relativos ao transporte e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros frente ao mercado internacional.
Informações sobre o CTLOG
A Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG) foi criada no ano de 2005 e sua composição prioritária são as entidades e 63 órgãos de diversos setores.
As Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são fóruns de reuniões entre os diferentes participantes das cadeias de produção, agrupando institutos representativos de lavradores, empresários, instituições financeiras e demais sócios no setor, além de emissários de órgãos públicos e técnicos do governo federal.