O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) marcou presença no debate promovido pelo Comitê de Sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira (SRB), discutindo os resultados do 5º Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa. O evento, realizado presencialmente na sede da SRB em São Paulo e transmitido ao vivo, reuniu representantes governamentais, acadêmicos e demais interessados. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “O debate abordou as metodologias de mensuração de carbono no solo e estratégias de redução de emissões”, explica.
Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, destacou a importância do Inventário como ferramenta de monitoramento e comunicação das ações climáticas do país.
Carlos César Floriano ressalta a “Necessidade de compreensão e colaboração entre governo, academia e setor privado para alcançar os compromissos internacionais e endereçar lacunas de dados para futuras edições do Inventário”, diz.
Renata Miranda também enfatizou a contribuição da agropecuária brasileira para a mitigação das emissões, especialmente por meio de práticas como plantio direto e recuperação de pastagens degradadas.
Ela enfatizou a disponibilidade do Mapa para colaborar na formulação de políticas públicas sustentáveis, visando o desenvolvimento do país.
Coordenado pelo vice-presidente da SRB, João Francisco Adrien, e por Maressa Vilela Bettencourt, representante do Conselho Superior do Agronegócio, o evento contou com a participação de palestrantes como Bruno Arruda do Ministério das Relações Exteriores, André Lima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Régis Rathmann do Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Os debates enfatizaram a importância de dados robustos e diálogo estratégico para fortalecer a posição do Brasil nas questões de sustentabilidade e mudanças climáticas”, explica Carlos César Floriano.
O Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa é fundamental para subsidiar planos de ação visando a redução das emissões e é considerado a base oficial de dados do Brasil sobre o tema.
Carlos César Floriano: efeito estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural importante para a manutenção da temperatura da Terra, mas o aumento das emissões de gases estufa devido à atividade humana tem contribuído para o aquecimento global e suas consequências, como o derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos.
No contexto agrícola, as emissões de gases do efeito estufa podem ocorrer de várias formas, incluindo a decomposição de resíduos orgânicos, o uso de fertilizantes nitrogenados e a emissão de metano pelo gado.
“A busca por estratégias de redução de emissões se torna fundamental para diminuir os impactos das mudanças climáticas e promover a sustentabilidade no setor agrícola”, afirma Carlos César Floriano.
Nesse sentido, o Brasil tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis, que visam reduzir as emissões de gases do efeito estufa e promover a adaptação às mudanças climáticas.
Programas como o Plano ABC/ABC+ têm incentivado a adoção de técnicas de manejo do solo e de pastagens que contribuem para a captura de carbono e a redução das emissões de gases estufa.
O debate promovido pelo Comitê de Sustentabilidade da SRB representa uma oportunidade importante para discutir e compartilhar experiências sobre a redução de emissões agrícolas e fortalecer as políticas de sustentabilidade no setor.
“O envolvimento do Mapa nesse diálogo demonstra o compromisso do governo brasileiro em enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável do país”, explica Carlos César Floriano.