Foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), na cidade de Olinda (PE), entre os dias 1º a 4 de novembro, a 29ª edição da Agrinordeste com a participação especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A feira Agrinordeste é organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) em cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional, Sebrae do estado de Pernambuco, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco e Banco do Nordeste. O evento também contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Turismo.
Em 2022, a feira trouxe muitas inovações. Isso incluiu um aumento de área, que ocupou 18.670 metros quadrados do pavilhão da Feira Cecon, um aumento de 51% em relação ao ano de 2021. Na 29ª edição da Agrinordeste também foi marcada pelo recorde de 450 estandes, tornando o evento como o maior no modelo indoor do agronegócio do Norte e Nordeste e um dos maiores do Brasil.
O evento, marcado por um programa diversificado, apresentou a Feira de Produtos do Campo, que reuniu cerca de 400 estandes, destes, 16 dedicados exclusivamente à agricultura familiar, que foram escolhidos pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa para promover a comercialização da agricultura de todas as regiões brasileiras.
O tema escolhido para o primeiro Fórum do Programa Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) foi ‘O papel da AgroResidência na inserção dos jovens no mercado de trabalho’.
Este projeto ampara a formação de jovens profissionais com as capacidades indispensáveis para atuar na agricultura do Brasil, facilitando sua entrada no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira.
As reuniões foram compostas por enviados da Autoridade Federal de Pernambuco (SFA/PE), do Ministério da Assistência Técnica e Extensão Rural, além de professores e alunos do Instituto Federal de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e Vale do São Francisco.
No local de exposição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também ocorreram apresentações sobre os custos de produção de caprinos com enviados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Outro destaque da feira foi o festival gastronômico ‘Sabores dos Campos’, que reuniu chefs de renome de todo o Brasil. Ainda foi realizado a 14ª edição Show de Lácteos onde foram apresentados os produtos que mais se destacaram na competição de queijos e outros laticínios. A programação contou também com shows e workshops de churrasco e oficinas voltadas para cozinha regional e doces. Foram 22 expositores que ofereceram diversos tipos de produtos para a venda.
Outra atração da feira, que contou com 106 palestrantes, foi o Seminário de Modernização da Indústria Primária, que abordaram diversos temais, tais como, a apicultura, avicultura, pecuária de corte, pecuária leiteira, caprinocultura, flores e horticultura, fruticultura, horticultura e turismo rural.
A feira também sediou o Encontro dos Técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/ PE, onde foram realizadas 12 palestras com temas técnicos e motivacionais relacionados ao aprimoramento desses profissionais.
A Feira Nacional do Pet (Fenapet), considerado o maior evento do Norte e Nordeste, também foi realizada entre os dias 1º. e 4 de novembro, oferecendo uma ampla gama de serviços para animais de estimação e seus tutores.
O evento ainda apresentou a Arena Agrinordeste, com shows e oficinas equestres, o Espaço Country Fashion que contou com 19 expositores e 12 desfiles, e a 9ª Exposição dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana).
Os visitantes da feira entraram em contato direto com os fornecedores de implementos e insumos agropecuários e agroindustriais, produtos, serviços e tecnologias para os profissionais do campo.