Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Mapa apresentam inovações no agronegócio do semiárido do Brasil

agronegócio do semiárido

Na terça-feira, 20 de setembro de 2022, representantes e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresentaram, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, as inovações sobre o agronegócio do semiárido brasileiro.

Na solenidade realizada na sede do Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (INSA/MCTI), o Programa AgroNordeste Digital foi exposto para promover o empreendedorismo e a inovação no agronegócio da região Nordeste do Brasil.

“A conectividade é essencial para a evolução da agricultura do Brasil, modelo para os demais países. Devemos garantir que ela chegue também aos pequenos agricultores, possibilitando que ganhem mais, vivam com dignidade e tenham uma vida mais feliz”, explicou ao site oficial do Mapa Marcos Montes, ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os planos desenvolvidos para o AgroNordeste Digital estão estruturados para a concepção e fortalecimento, levando em conta as características da região como um todo; agenciamento do emprego da tecnologia; estímulo para as trocas de experiências e a educação; e a conexão no campo. Para o desenvolvimento e implantação destes projetos no ano de 2022, priorizaram-se os ecossistemas regionais de inovação agrícola no Vale do São Francisco (PB), Vale do Jaguaribe (CE), Vale do Açu (RN); Oeste Baiano (BA) e Cariri Paraibano (PB). 

Nestas localidades, as pessoas são mobilizadas e engajadas para impulsionar iniciativas baseadas na alta tecnologia. Além disso, foram realizados eventos e para aproximar os investidores e startups da região para auxiliar na profissionalização das empresas com a principal finalidade de consolidar as trocas de experiências.

Conforme Cléber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Agronordeste Digital possui a finalidade da promoção e desenvolvimento das startups. “Igualmente facilita a articulação entre produtores, desafios do setor produtivo, investidores, instituições científicas e tecnológicas, trazendo mais riqueza, mais soluções tecnológicas e melhor qualidade de vida para a população rural, principalmente no semiárido do Brasil”, disse ao site oficial do Mapa.

No mês de outubro, como incremento aos projetos que já estão em andamento, será lançado um grande edital para convocar as startups, que será o maior edital de startups agrícolas da região, desafio de lançamento do AgroNordeste Digital, proporcionando comunicação com investidores e maturidade para que ocorram iniciativas por toda a região.

No dia 20 de setembro de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também promoveu uma oficina para reunir participantes do ecossistema da região. A meta do evento foi a troca de informações entre os participantes e a descoberta sobre as novas tecnologias que poderão ser empregadas no semiárido do Brasil.

Neste Workshop também foram apresentados os resultados conseguidos por meio do AgroNordeste Digital desde 2019, com o objetivo de proporcionar aos pequenos e médios agricultores a integração com as políticas econômicas, sociais e públicas, além do desenvolvimento sustentável nos estados do Espírito Santo e o Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Veja mais notícias em nosso site.