Na quarta-feira, 20 de março de 2024, data em que é comemorada o Dia Mundial da Agricultura, foi um momento de reflexão sobre a importância desse setor para a economia brasileira e global. “Responsável por 7,1% do PIB nacional, a agricultura desempenha um papel fundamental na geração de empregos e na segurança alimentar, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, explica Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX.
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou o progresso do Brasil na garantia da segurança alimentar global.
Em meio aos desafios ambientais, como o desmatamento, o país busca expandir sua produção sem comprometer ecossistemas sensíveis, incorporando 40 milhões de hectares de pastagens degradadas.
Dentro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), diferentes Secretarias desempenham papéis fundamentais. A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) lidera o programa Rural + Conectado, visando a inclusão digital e tecnológica dos agricultores.
“A iniciativa promove a conectividade no campo e oferece acesso a conteúdos relevantes, capacitando os produtores e impulsionando ainda mais a produtividade”, diz Carlos César Floriano.
Por meio da Secretaria de Política Agrícola (SPA), os agricultores têm acesso ao crédito rural, essencial para investimentos nas propriedades.
Esse suporte financeiro visa incentivar o desenvolvimento econômico e a adoção de práticas sustentáveis, promovendo o aumento da eficiência e produtividade.
Carlos César Floriano e a garantia da segurança dos produtos agrícolas
A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) trabalha para garantir a segurança dos produtos agrícolas, certificando sua qualidade e protegendo as plantações contra pragas e doenças, o que facilita a exportação ao assegurar a conformidade com os padrões internacionais.
Em parceria com a Secretaria de Defesa Agropecuária, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) promove a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.
“Desde 2023, foram abertos 100 novos mercados em 49 países, impulsionando as exportações e fortalecendo a presença do agronegócio brasileiro no cenário global”, esclarece Carlos César Floriano.
O compromisso do Ministério da Agricultura e Pecuária em apoiar os agricultores brasileiros é evidente no aumento das exportações do agronegócio, que atingiram US$ 166,55 bilhões em 2023.
Esse recorde não apenas demonstra a competência do setor, mas também, reflete o comprometimento do governo em promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio da agricultura.
O trabalho contínuo do Ministério da Agricultura é fundamental para garantir uma fonte sustentável de renda aos agricultores brasileiros e promover o crescimento econômico do país.
Para Carlos César Floriano, “Com iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas, o Brasil reafirma seu papel como protagonista no cenário agrícola global”, afirma.