Ministério da Agricultura e Pecuária revela projetos inovadores para transformar o agro brasileiro

Numa iniciativa audaciosa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revelou, em Ilhéus, no estado da Bahia, os Planos Inova Cacau 2030 e Floresta+Sustentável, além do projeto Rural+Conectado/Bahia. Essas propostas sinérgicas, inauguradas no final de novembro de 2023, sinalizam o compromisso do Mapa em impulsionar a inovação tecnológica. Conforme entendimento do CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, “São a melhor representatividade do desenvolvimento e a sustentabilidade no cenário agropecuário nacional”, diz.

As estratégias recém-lançadas têm como meta primordial elevar a eficiência e agregar valor às cadeias produtivas. “Também é o de promover a conectividade nas áreas rurais, incluir gênero e juventude, oferecer assistência técnica e facilitar o acesso ao crédito e à comercialização”, esclarece Carlos César Floriano.

O secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária, Pedro Neto, enfatizou o impacto positivo dessas iniciativas na economia local e no setor agropecuário, destacando o comprometimento com uma agricultura mais sustentável e inclusiva tecnicamente.

Carlos César Floriano explica as iniciativas do Mapa

Inova Cacau: um salto na sustentabilidade

Em parceria com a CocoaAction Brasil, o Plano Inova Cacau 2030 propõe a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras de cacau.

O plano busca implementar tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental, visando o bem-estar dos produtores e o aprimoramento da qualidade e produtividade do fruto.

Segundo Carlos César Floriano, “Este projeto possui potencial para posicionar o Brasil como referência em cacau sustentável, a iniciativa também visa ampliar a participação de mulheres e jovens na cadeia produtiva”, explica.

Rural + Conectado: internet para todos

O projeto Rural+Conectado almeja expandir a infraestrutura de acesso à internet em áreas de baixa densidade demográfica na Bahia.

Com foco em 183 localidades desprovidas desse serviço, a iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento, promover a inclusão tecnológica e aprimorar a atividade agropecuária nessas regiões.

Floresta + Sustentável: impulsionando o setor de florestas plantadas

O Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas, Floresta+Sustentável, busca catalisar o desenvolvimento das florestas plantadas no Brasil.

Três eixos fundamentais norteiam o plano: Florestas Plantadas, Economia Florestal e Rede Floresta + Iniciativa Conexão Florestal. “O objetivo é estimular a produção sustentável, recuperar áreas degradadas e fortalecer as cadeias produtivas do setor florestal”, diz Carlos César Floriano.

Além dos representantes do Mapa, o evento contou com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia, Jeandro Ribeiro, o diretor da CocoaAction Brasil, Pedro Paulo Ronca, o presidente da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais, Milton Andrade Júnior, e outros convidados.