O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu missão em Washington, EUA, com o objetivo de impulsionar as exportações brasileiras e explorar novas oportunidades no mercado americano. Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, a delegação promoveu encontros estratégicos com representantes governamentais e empresariais dos Estados Unidos. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “Além de discutir perspectivas e conquistas no estímulo ao agronegócio nacional”, explica.
Durante o evento, realizado em parceria com a ApexBrasil e os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), foram compartilhadas ações para ampliar a presença do agronegócio brasileiro nos EUA e Canadá.
“A missão busca fomentar parcerias e investimentos, fortalecendo os laços comerciais entre as nações”, explica Carlos César Floriano.
Brasil e Estados Unidos: parceria estratégica no agronegócio
Com os Estados Unidos como segundo maior parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, as discussões visam criar mais oportunidades para os produtores brasileiros em diversos segmentos.
Em 2023, as exportações brasileiras para os EUA ultrapassaram US$ 9,82 bilhões, evidenciando a importância do mercado americano para o agronegócio nacional.
Carlos César Floriano: inovação e sustentabilidade em pauta
Além das negociações comerciais, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, destacou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade agrícola.
Em um painel sobre políticas governamentais brasileiras para um agronegócio sustentável e inovador, foram apresentadas iniciativas e práticas ambientalmente responsáveis adotadas pelo país.
Parceria e colaboração: fortalecendo os vínculos comerciais
Reuniões bilaterais com representantes do governo americano, incluindo o negociador-chefe para produtos agrícolas do United States Trade Representative (USTR), Doug Mackallip, demonstraram o compromisso de ambas as nações em intensificar as relações comerciais.
Segundo Carlos César Floriano, “O diálogo abriu caminho para uma colaboração mais estreita, visando promover o crescimento mútuo e a diversificação do agronegócio”, esclarece.
Compromisso com a transparência e inclusão
A apresentação da Plataforma Agro Brasil + Sustentável ao representante do The World Bank, Benoit Bosquet, ressaltou o compromisso do Brasil com a inclusão, transparência e segurança na produção agrícola.
“O encontro evidenciou o esforço conjunto para fortalecer o setor e promover práticas sustentáveis no agronegócio brasileiro”, diz Carlos César Floriano.
A missão do Mapa em Washington representa um passo significativo na consolidação das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos no agronegócio.
Com discussões sobre inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios, a parceria entre as duas nações promete impulsionar o crescimento econômico e fortalecer os laços bilaterais no setor agrícola.