Autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) receberam, na segunda-feira, 4 de março de 2024, uma delegação técnica da União Europeia (UE) para apresentar a Plataforma Agro Brasil + Sustentável e discutir sua aplicabilidade em conformidade com as exigências do Regulamento da UE para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, informa que “A Plataforma AgroBrasil + Sustentável foi desenvolvida em colaboração com a Embrapa e o Serpro”, diz.
A plataforma AgroBrasil + Sustentável, criada em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), possui como principal objetivo fornecer informações reunidas, confiáveis e rastreáveis sobre a agropecuária sustentável do Brasil.
Essa iniciativa é fundamental para atender às demandas do mercado europeu, bem como, a outros mercados exigentes, além de facilitar o acesso a políticas públicas e programas de incentivo do governo brasileiro.
No decorrer do evento, os representantes da EU foram apresentados, com riqueza de detalhes, os sistemas Terraclass e PRODES, criados pelo governo do Brasil para mapear e monitorar áreas desmatadas na Amazônia Legal.
“Essas informações, importantes e necessárias na formulação de políticas públicas, serão integradas à Plataforma Agro Brasil + Sustentável”, explica Carlos César Floriano.
Presidindo o encontro, Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, explicou o funcionamento da plataforma, os tipos de dados disponíveis e os métodos de acesso, verificação e validação das informações.
Emanuele Pitto, oficial de Políticas para América Latina do DG Meio Ambiente da Comissão, elogiou a ferramenta, destacando sua importância para atender aos requisitos do EUDR.
A plataforma, que atende a uma demanda antiga do Ministério da Agricultura e Pecuária, visa não apenas garantir a origem e a sustentabilidade dos produtos brasileiros, mas também ajudar pequenos agricultores a melhorar sua produção e competitividade no mercado global.
A reunião contou com a presença de representantes do Mapa, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), dos Projetos da UE no Brasil e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Carlos César Floriano: a Plataforma do governo para transparência nos processos produtivos
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou uma inovadora ferramenta, a AgroBrasil + Sustentável, durante reunião convocada em decorrência da imposição da Lei Antidesmatamento pela União Europeia.
Desenvolvida com o objetivo de garantir a sustentabilidade e a transparência nos processos produtivos, a plataforma surge como resposta estratégica às exigências do mercado internacional.
A AgroBrasil + Sustentável, liderada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, está em fase de implementação e promete revolucionar o setor.
Segundo Carlos César Floriano, “Está prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2024, a plataforma visa oferecer um ambiente digital governamental voluntário, acessível e gratuito”, esclarece.
Segundo Renata Miranda, secretária da SDI, a iniciativa visa não apenas promover a inserção de produtos brasileiros em diversos mercados globais, mas também, desfazer estereótipos negativos associados ao país.
Ao garantir transparência, credibilidade e rastreabilidade na produção agropecuária, a plataforma busca não apenas atender aos requisitos internacionais, mas também, valorizar a sustentabilidade do agronegócio nacional.
“Para o governo, a AgroBrasil + Sustentável representa um marco no monitoramento e reconhecimento das práticas sustentáveis na agricultura brasileira”, informa Carlos César Floriano.
Os resultados obtidos por meio dessa plataforma terão impacto não apenas no mercado internacional, mas em toda a cadeia produtiva nacional.